Prefeito de Salvador critica política externa do governo federal e diz que medida dos EUA é consequência de erros do presidente Lula.

Durante o lançamento da programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025, nesta segunda-feira (21), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a criticar a condução da política internacional do governo Lula e responsabilizou o presidente pelas tarifas anunciadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
Segundo o gestor soteropolitano, as ações da administração federal têm resultado em prejuízos diplomáticos e econômicos para o país. “A população não pode pagar pelos erros e pelos equívocos de uma política conduzida de forma equivocada pelo governo federal. É um fato, uma constatação, essas tarifas são frutos de erros que o governo federal vem cometendo, a partir do momento em que flerta com o Hamas, no momento em que se associa com o Irã, permitindo que atraque navios no Brasil”, afirmou.
Bruno Reis também criticou recentes declarações de Lula na Argentina, onde o presidente participou de eventos ao lado da ex-presidente Cristina Kirchner. “O presidente ir para a Argentina, se unir com uma ex-presidente corrupta, criticar abertamente e defender até o fim da moeda americana. Então, estão aí as consequências”, disse.
O prefeito aproveitou para rebater críticas da oposição que cobravam um posicionamento mais claro sobre o tarifaço. “Jamais qualquer medida de posição de tarifas deve estar associada a qualquer questão política. Sou totalmente contra qualquer medida que venha resultar em prejuízo para o país”, afirmou.
Reis ainda pontuou os impactos econômicos da medida. “A arrecadação vem caindo, o país começa a entrar em recessão e isso dificulta a vida de quem quer empreender, de quem quer produzir. Imagine um cenário como esse, de indefinições e de incertezas”, concluiu.