Carla Zambelli é presa na Itália após fuga do Brasil

Condenada a 10 anos de prisão pelo STF, deputada foi localizada em Roma com ajuda de parlamentar italiano e pode enfrentar extradição.

Imagem: Nino Cirenza – 15.mai.2025/Ato Press/Estadão

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça. Ela era considerada foragida desde maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por participação na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A prisão ocorreu em Roma, onde Zambelli estava hospedada. Segundo o deputado italiano Angelo Bonelli, foi ele quem forneceu à polícia o endereço da parlamentar. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou em sua conta na rede X.

Zambelli havia deixado o Brasil logo após a condenação e passou pelos Estados Unidos antes de seguir para a Itália, onde tem cidadania. Com mandado de prisão expedido, ela foi incluída na lista de procurados da Interpol.

A parlamentar foi condenada pelo STF sob acusação de ter se aliado ao hacker Walter Delgatti para invadir sistemas do CNJ em janeiro de 2023. A Corte também determinou a perda de seu mandato, decisão que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados.

A extradição da ex-deputada ainda será negociada com o governo italiano. Segundo especialistas ouvidos pela GloboNews, o processo pode ser demorado, já que envolve cooperação jurídica internacional e considerações sobre a cidadania italiana de Zambelli.

Enquanto isso, a defesa da deputada ainda não se manifestou publicamente sobre a prisão

Rolar para cima