Jerônimo diz querer Zé Ronaldo na base em 2026

Governador busca aproximação com prefeito de Feira, mas admite entraves políticos.

Foto: Luciano Carcará/Serin

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que gostaria de contar com o apoio do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), em sua tentativa de reeleição em 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao portal Política Livre, nesta quarta-feira (18).

“Tenho o desejo de que todos estivessem na base. Eu sei da dificuldade da aproximação por conta do histórico”, afirmou Jerônimo. Apesar de não citar episódios específicos, o governador e Zé Ronaldo estiveram em lados opostos nas eleições municipais de 2024.

Desde então, o tom entre os dois tem mudado. O governador participou de agendas conjuntas com a gestão feirense, como na Micareta de Feira e no lançamento regional do programa Bahia pela Paz. A última aparição pública foi na segunda-feira (16), durante a autorização para licitação de obras de saneamento e infraestrutura no município.

Jerônimo, no entanto, assegura que o diálogo com Zé Ronaldo tem se restringido às políticas públicas. “A gente não tem dito sobre como vai ser 26. Ele em momento algum ouviu da minha boca uma indagação sobre 26”, frisou.

O governador também citou a visita recente ao município de Itaji, governado por outro prefeito do União Brasil, onde participou da inauguração de uma escola municipal. Segundo ele, iniciativas como essa devem ser estimuladas. “Se ele fizer isso com infantil e fundamental, ele vai oferecer pra minha rede estadual melhores estudantes. Ganha um estudante e ganha gente que vai melhorar o perfil da educação baiana”, disse.

A movimentação indica uma tentativa do petista de ampliar sua base de apoio, sem, no entanto, oficializar conversas eleitorais neste momento.

Rolar para cima