Kleber Rosa projeta 2028: “Se tiver segundo turno, a gente ganha”

Em entrevista ao Politiquestion, ex-candidato afirma que a esquerda pode vencer em Salvador se houver segundo turno.

Durante entrevista ao podcast Politiquestion, o professor universitário e ex-candidato à Prefeitura de Salvador, Kleber Rosa, fez uma declaração direta sobre a próxima disputa municipal: “Se tiver segundo turno, a gente ganha a eleição em Salvador em 28”. A frase foi dita ao comentar sua intenção de se lançar novamente como candidato, agora com a meta de garantir o segundo turno, diferente da estratégia de 2024.

Kleber destacou que o desempenho na última eleição municipal, quando alcançou o segundo lugar, não foi uma surpresa para ele. “Eu queria esse resultado. Eu acreditava que era possível e eu busquei ele até o final”, disse. Segundo ele, o avanço eleitoral mostrou que sua candidatura furou bolhas, alcançando públicos fora do seu campo ideológico.

A análise feita por Rosa aponta que o cenário atual é mais favorável para a construção de uma unidade no campo da esquerda. “Agora nós temos um resultado positivo, um desempenho que furou a bolha e entrou em outras faixas da própria esquerda”, afirmou. Ele também destacou que parte do eleitorado popular começou a se identificar com sua candidatura: “Votou porque gostou, gostei desse cara e vou votar nele”.

Na avaliação de Kleber, o segundo turno em Salvador em 2028 não é apenas possível, mas o caminho para a vitória: “Em 28 eu quero ser candidato a prefeito e a meta vai ser garantir segundo turno. Não vai ser mais chegar em segundo lugar, vai ser garantir o segundo turno”, reiterou.

A fala sugere uma reconfiguração no campo progressista soteropolitano, com Rosa se colocando como nome viável para liderar um bloco de esquerda unido contra o grupo político que hoje comanda a capital baiana.

Rolar para cima