Deputado acusa Wagner de barrar sua candidatura ao Senado e chama Jerônimo de “pior governador desde o descobrimento”

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos-BA) fez críticas duras e diretas ao grupo político que comanda o Palácio de Ondina, durante entrevista ao podcast PolitiQuestion. Em um dos trechos mais contundentes do episódio, Nilo acusou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de trair o senador Jaques Wagner (PT) e afirmou que o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) não tem autonomia.
“O Rui Costa traiu o Jacques Wagner. Quando o Wagner quis ser candidato a governador em 2022, o Rui disse que não apoiava”, disparou Nilo.
Segundo ele, Wagner teria tentado intervir diretamente na sua pré-candidatura ao Senado em 2022, pressionando o então chefe da Casa Civil da Presidência, Ciro Nogueira, para vetar o nome de Nilo no União Brasil. “O Wagner trabalhou nos bastidores para o chefe do ministério pugnar minha candidatura”, afirmou.
Além das acusações sobre os bastidores, o deputado também criticou a condução de Jerônimo Rodrigues no Executivo estadual. Chamou o governador de despreparado e disse que ele não sabia sequer o valor do piso salarial dos professores quando foi questionado em outro podcast.
“É o pior governador desde o descobrimento brasileiro. Foi secretário de Educação e não sabia o piso salarial dos professores”, disse. “Dê o microfone a Jerônimo que não precisa fazer comício”, ironizou.
Sobre a relação entre Wagner e Jerônimo, Nilo foi categórico ao dizer que o senador é quem comanda de fato o governo estadual: “Quem manda no governo Jerônimo é o Jacques Wagner. Jerônimo é só porta-voz.”
As falas escancaram mágoas acumuladas desde o processo de montagem da chapa majoritária em 2022, quando Nilo, então aliado do grupo petista, foi preterido na disputa pelo Senado. Desde então, ele migrou para o Republicanos e vem intensificando o tom contra a antiga base.